Principal » Aconteceu » Aprofundamento Radical 2013 – #Eu fui

Aprofundamento Radical 2013 – #Eu fui

Nos últimos dias 11,12 e 13 de outubro  aconteceu na Comunidade Magnificat (CM) o 1° Aprofundamento Radical  organizado pelo núcleo jovem da CM. Esse retiro contou com a presença dos missionários do Revolução Jesus da Comunidade Canção Nova (CN) e da presença dos Padres Carlos (Diocese de Caraguatatuba), Padouan (Diocese de São José dos Campos) e Rafael (Diocese de São Paulo).

Aprofundamento Radical

Mais de 120 jovens em torno de 14 a 35 anos viveram uma experiência radical com Jesus. Na sexta-feira, o aprofundamento teve inicio com a santa missa presidida pelo Pe. Carlos que convidou aos jovens a vivenciarem o perdão. Foi um momento forte e marcante onde cada jovem pode tocar nas mãos do padre e assim refletir sua vida e pedir a Deus a absolvição dos pecados cometidos. Em seguida, dando continuidade a reflexão de vida os missionários da CN conduziram uma dinâmica da cruz dando fechamento à noite.

996935_556176001120120_1386597034_n

No sábado, todos os jovens acordaram cedo, colocaram suas roupas esportivas e começaram o desafio do dia. Os retirantes foram divididos em dois grupos, a trilha e o circuito. A trilha começou com a descida íngreme ao rio e em seguida fomos convidados a caminhar rio adentro, sem conhecer o caminho e refletindo todos os obstáculos fazendo sempre uma relação da nossa vida com aquela situação encontrada no momento.

1374260_558308777573509_2113083634_n Depois veio a subida seguida por um caminho desconhecido com obstáculos de olhos vendados. Essa caminhada nos colocava totalmente dependentes da pessoa condutora e nos convidava realmente a confiar na “Voz Guia”. Após todo esse momento, mergulhamos literalmente na lama recordando de tudo de ruim que é acumulado durante nossas vidas e posteriormente fomos lavados pela chuva da graça do Espírito Santo.

O circuito possuía provas como obstáculo de pneus, eskibunda, passarela do equilíbrio, labirinto, prova do macado e teia de aranha. Todas as provas nos convidavam a refletir sobre os desafios da vida, tudo que temos que enfrentar constantemente em busca da felicidade. Os momentos que precisamos pular obstáculos, aqueles nos quais mergulhamos no fundo do poço, perdemos o equilíbrio, nos sentimos perdidos.

946008_556186137785773_784181052_nPor fim, a dinâmica da casa, é um momento profundo de perdão, reconciliação e arrependimento para com aquelas pessoas que fazem parte de nossa história, principalmente nossos pais. Somos convidados a escrever nas paredes de cada cômodo aquilo que nos marcaram e machucaram durante nossa trajetória. No final recebemos o abraço e o colo reconfortante de pessoas que simbolizavam nossos pais. Após viver tudo isso, participamos da missa com o Pe. Padouan todos sujos e marcados de novas experiências, porém com uma nova página, limpa, para escrever novas histórias e desafios.

1380404_556188054452248_1554408348_nPara encerrar o sábado, ainda tivemos um baile no espírito com nossa fundadora Irmã Alice e membros da CM. Foi um momento inesquecível, onde pudemos realmente sentir a presença do Espírito Santo e no final estar com  Jesus Sacramentado.

Já no domingo, o cansaço estava nos rostos de todos os jovens, porém a alegria e o brilho no olhar de satisfação plena estavam estampados face a face.  Durante a manhã tivemos uma colocação dos membros da CM Wellington e Paulo terminando com o batismo no Espírito Santo. Neste momento membros da CM e CN rezaram juntos pelos jovens e ali pudemos observar claramente a presença de Deus em nosso meio. Após o almoço, tivemos a missa com o Pe. Rafael que finalizou o aprofundamento falando que devemos viver sempre utilizando o nosso “GPS”: gratidão, perseverança e saudade. Gratidão por tudo que Deus nos proporciona, perseverança nos desafios do dia-a-dia e saudade das coisas de Deus.

1385952_558308720906848_1069312263_n

Não podemos deixar de ressaltar que os retirantes puderam saborear uma deliciosa comida, com direito a pizza, refrigerantes, sobremesas e etc, preparados pelos excelentes cozinheiros da CM. Esses cozinheiros são voluntários da CM e participam do Grupo de Famílias que ocorre todas as terças-feiras às 19 horas na CM. Isso só foi possível graças à doação de muitas pessoas que nos ajudaram a evangelizar doando o que podiam para que o aprofundamento acontecesse. Exemplo disso, é o Sr. Mariano que descreve seu testemunho:

“Eu estive trabalhando a serviço na cozinha, no preparo das refeições para os retirantes e pregadores. Esse retiro me trouxe um aprofundamento espiritual, pois pude sentir que o quanto mais você se doa a ação do Espírito Santo mais Ele vai nos ensinando a ser mais humilde. A alegria estampada na face dos jovens estava por todo canto da comunidade Magnificat. Todo pessoal envolvido foi um sincronismo geral, você percebia a ansiedade em querer dar, doar-se mais e mais para proporcionar a estes jovens o encontro com Deus. Fico feliz por ter junto com aqueles que doaram um pouco do seu tempo precioso para esta realização de servir sem olhar para quem. Posso dizer que tudo é valido, mais dar um pouco do amor de Deus para aqueles que ainda não encontraram, não tem preço”.

José Mariano – Vocacionado da CM

IMG_9162

Muitas foram às bênçãos de Deus derramadas sobre todos nós nesse final de semana. Tenho certeza que foi um novo começo para muitos, cada palavra, cada prova, cada gesto, cada superação foi enraizada em nos nossos corações. Nossa amizade com Deus fortaleceu e podemos dizer com toda propriedade, como São Miguel Arcanjo: “Quem como Deus!”. Prova disso é o testemunho da Isabela que participou do aprofundamento e percebeu a diferença em sua vida:

IMG_0161“Retiro aprofundamento radical 2013 teve uma importância enorme em minha vida; nele pude ver, ouvir, sentir coisas que jamais imaginei passar. Esse retiro foi literalmente usado por Deus para tocar cada um daqueles jovens que lá estavam. Para os jovens dizerem sim para Deus nunca foi fácil mais o aprofundamento radical foi demais foi perfeito pra mim e tenho certeza que pra todos que estavam lá e deram seu SIM. Deus é maravilhoso e faz obras maravilhosas e esse retiro foi uma obra linda; sem esse retiro não teria meu momento com Deus. Nele aprendi a dar o primeiro passo; aprendi que não importa as pessoas não me amarem porque só Ele pode me amar infinitamente; aprendi que a vida não é nada se não estou no caminho. APROFUNDAMENTO RADICAL sem palavras pra descrevê-lo.”

Isabela Vaz de Sant’Ana – 16 anos

A semente foi plantada, basta agora sabermos cultiva-la para que cresça e dê muitos frutos. Para isso conte conosco, nós jovens da CM nos reunimos todos os sábados a partir das 19 horas para um momento de oração diferente,  buscando evangelizar seguindo os passos de Dom Bosco, pois afinal o que importa é: “Dai-me almas e ficai com o resto, o que importa é a juventude Santa” (Dom Bosco). Estamos esperando por você!

 

Sobre ewerton.ventura

Veja também

A-essencia-do-primeiro-amor

Retiro de conversão: A essência do primeiro Amor

Atenção Jovens!!! Estão abertas as inscrições para nosso Retiro de Conversão 2016! Este ano com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *