Principal » Formação » 20 Anos do Novo Catecismo: “Como Deus se revela ao seu povo?”

20 Anos do Novo Catecismo: “Como Deus se revela ao seu povo?”



O homem pode conhecer a Deus naturalmente, através da razão e do encontro com a beleza da Criação. É uma das formas de se conhecer o Criador, conhecimento este que é aperfeiçoado pela Revelação, que nada mais é do que o próprio Deus, que em sua bondade, se volta para o homem e se dá a conhecer de diversos modos, também através dos Patriarcas.

Na nossa edição de hoje do Programa 20 anos do Novo Catecismo, Monsenhor Luiz Antonio Catelan continua a refletir sobre a busca do conhecimento de Deus e as formas como Deus se revela a seu povo.

“Continuando nossa busca de melhor conhecer o Catecismo da Igreja Católica e tratando ainda do nosso conhecimento de Deus, nós nos deparamos que, depois do Antigo Testamento com os Patriarcas – como já tivemos a oportunidade de fazer uma breve meditação -, para outras pessoas, Deus foi se revelando e completando, aperfeiçoando cada vez mais este caminho, através do qual nós, homens e mulheres, podemos chegar até Ele. E vem Moisés com o episódio que se encontra no Livro do Gênesis, no terceiro capítulo, onde se dá aquela cena de extraordinária beleza da Sarça Ardente, em que Moisés maravilhado se aproxima e tem ali aquela experiência descrita em termos místicos espirituais, no centro da qual está a revelação do nome de Deus, nome considerado sagrado e impronunciável – os judeus piedosos até hoje não o pronunciam, dizem somente ‘O Senhor, Adonai ou Kyrios’.

Além de revelar este nome misterioso, impronunciável, Deus concede a Moisés uma missão porque Ele declara que Ele é misericordioso. Este é o nome do Deus da misericórdia, Aquele que escuta o povo sofrido, desce para ver, verifica a situação, de terrível desgraça, desgraça pela qual passava o seu povo. Não apenas oprimido, escravizado por um outro povo política e economicamente, mas também no aspecto religioso decaído, tinha decaído da qualidade religiosa do tempo dos Patriarcas e lá no Egito tinha caído também na escravidão da idolatria. E Deus recomeça o caminho enviando Moisés para manifestar a sua bondade, a sua misericórdia e libertar o seu povo.

E depois de Moisés, de muitas outras maneiras, através dos Juízes, dos Profetas, dos Reis, dos Sábios e de muitas maneiras, Deus continuou levando este caminho de conhecimento a níveis cada vez muito mais profundos. Tanto que o nível superior insuperável da revelação de Deus é a encarnação do seu Filho, quando Deus mesmo se faz totalmente próximos de nós”.

Monsenhor Luis Antonio Catelan Comissão da Doutrina da Fé – CNBB

Fonte: Rádio Vaticano

 

 

Sobre ewerton.ventura

Veja também

1_1_791292

O coração de Jesus bate forte por você

Jesus se fez homem, portanto tinha um coração de carne. O coração é um órgão …

Deixe uma resposta