Principal » Formação » O que são Novas Comunidades?

O que são Novas Comunidades?

novas_comunidades

“…São expressões providenciais da nova primavera suscitada pelo Espírito com o Concílio Vaticano II…”(São João Paulo II)

As comunidades novas baseiam-se em novas inspirações adaptadas dos institutos de Vida Consagrada da Igreja Católica, tendo como grande diferencial a Vida Comunitária ser formada por Sacerdotes e leigos, homens e mulheres em uma mesma Comunidade devidamente dividida mais trabalhando junto em prol da Evangelização ou Promoção da Dignidade Humana. A Igreja nos diz pela Exortação Apostólica Vita Consecrata nº 62: “A originalidade destas novas comunidades consiste frequentemente no facto de se tratar de grupos compostos de homens e mulheres, de clérigos e leigos, de casados e solteiros, que seguem um estilo particular de vida, inspirado às vezes numa ou noutra forma tradicional ou adaptado às exigências da sociedade actual. Também o seu compromisso de vida evangélica se exprime em formas diversas, manifestando-se, como tendência geral, uma intensa aspiração à vida comunitária, à pobreza e à oração. No governo, participam clérigos e leigos, segundo as respectivas competências, e o fim apostólico vai ao encontro das solicitações da nova evangelização”.

Os Movimentos e as novas comunidades são verdadeiros dons do Espírito. Sua força está no carisma que receberam de Deus para, na Igreja e com a Igreja, propor de forma positiva aos homens do nosso tempo uma experiência real com a pessoa viva de Jesus Cristo. Esta experiência nos dá a alegria de ser cristãos, a necessidade de pertencer à Igreja e de vivenciar os Sacramentos. Ela gera comunidades cristãs autênticas, com laços de amor e fraternidade, nos faz descobrir a força da Palavra de Deus e da oração, o amor e o serviço aos Pobres (materiais e morais) e nos impulsiona a Evangelizar.

A Comunidade Magnificat é uma realidade das “novas comunidades” em nossa Diocese, Nela homens e mulheres, casados, celibatários ou solteiros, sacerdotes ou religiosos, se consagram a Deus no carisma do Amor e Misericórdia, para serem sinal da presença de Deus em nossos tempos. VENHA NOS CONHECER – ENCONTROS VOCACIONAIS A PARTIR DE MARÇO – Faça Parte!.

Por: Mário Sérgio – Formador da Comunidade Magnificat

Sobre ewerton.ventura

Veja também

11028349_868140046590379_6712768704249169751_n

Para amar é preciso conhecer

A nossa Igreja nos ensina que Nossa Senhora desde sempre foi preparada por Deus para …

Deixe uma resposta