Principal » Jovens » Especial Dom Bosco – Produzido pelos Jovens

Especial Dom Bosco – Produzido pelos Jovens

JSJ_dom_bosco_01022014

No último sábado (01/02/2014), tivemos na Comunidade Magnificat um encontro especial, pois celebramos o dia de Dom Bosco. Neste dia tivemos 3 oficinas:

  • Oficina do Terço;
  • Oficina do Teatro;
  • Oficina do Jornal.

Oficina do Terço

Nesta oficina tínhamos 13 pessoas. Quem estava responsável por esta oficina era Elaine e Steves. O objetivo desta oficina era meditar nos mistérios do terço a vida de Dom Bosco. Depois rezamos todos juntos o terço bizantino.

 

(Membros da oficina do jornal: Wendy Franciele e Evelin Nicoli)

Oficina do Teatro

A oficina do teatro foi formada por 12 jovens, tendo como responsáveis Diana e Camila. Estes jovens foram divididos em três grupos, onde cada grupo estudou uma biografia de Dom Bosco. O objetivo era juntar as informações e criar uma encenação.

Foi realizado em debate sobre a história de Dom Bosco, bem como uma seleção de possíveis personagens, baseados nos tempos atuais. Logo após isso, de maneira improvisada, realizaram um ensaio prévio, para a apresentação final diante do restante do grupo.

(Membros da oficina do jornal: Mariana Marques e Eduardo)

Apresentação do Teatro

 Oficina do Jornal

Na oficina do jornal, formada por 11 jovens, onde os responsáveis eram Alessandro e Ewerton. Nesta equipe o objetivo era fazer esta matéria. Para isso, foram divididos em pequenas equipes para acompanhar os outros grupos, registrando tudo o que acontecia. Também foram realizadas entrevistas com alguns participantes e membros do núcleo jovem da comunidade e realizado a cobertura fotográfica deste encontro.

Entrevista: Quem é Dom Bosco pra você?

E para finalizar com chave de ouro o trabalho da oficina do jornal, uma equipe estudou e debateu a biografia de Dom Bosco e o fruto deste debate pode ser visto abaixo:

Dom Bosco, pai da juventude

Nasceu em 16 de agosto de 1815, em Becchi, Itália. Aos nove anos, teve um sonho em que ficou profundamente marcado em sua memória. Nele anteviu sua futura missão de educador da juventude.

A partir desse sonho começou a se empenhar em educar os seus amigos e companheiros com amor, carinho e bondade, atraindo-os com brincadeiras e cantos, mantendo-os longe do pecado.

Desejando, então, fazer-se padre para dedicar-se totalmente à salvação dos jovens, enquanto trabalhava de dia, passava as noites sobre os livros, até que, aos vinte anos pode entrar no Seminário de Chieri e, em 1841, aos vinte e seis anos, ser ordenado sacerdote em Turim.

Turim, naquele tempo, estava cheia de jovens pobres, órfãos e abandonados, expostos a muitos perigos. O jovem sacerdote João Bosco começou a reuni-los aos domingos, numa igreja ou numa praça, para fazê-los brincar e instruí-los no Catecismo. Após cinco anos de grandes dificuldades, conseguiu estabelecer-se no bairro de Valdocco e abrir seu primeiro Oratório.

Os garotos encontravam ali alimento e moradia, estudavam ou aprendiam uma profissão. Segundo Dom Bosco, era preciso formar os jovens, qualificá-los com o estudo e uma profissão, tornando-os “bons cristãos e honestos cidadãos”, por meio da promoção humana e da educação da fé.

Tudo isso fundamentado numa pedagogia do trabalho, centrada na trilogia: Oração, Trabalho e Alegria, que possibilitava uma convivência harmoniosa entre os vários jovens que ali se encontravam.

Fundou a Congregação Salesiana, formada por sacerdotes e leigos. Querendo estender o seu apostolado também às meninas, fundou, juntamente com a Madre Maria Domingas Mazzarello, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Faleceu em 31 de janeiro de 1888. Foi canonizado em 1934 por Papa Pio XI e aclamado pelo Papa João Paulo II, como o “Pai e mestre da juventude”.

Maria Santíssima, a quem Dom Bosco honrou com o título de “Auxiliadora dos Cristãos”, foi quem inspirou e guiou todas as suas ações passo a passo.

Dom Bosco amava de tal forma os jovens que cada um passava a ser “o predileto”.

Meus caros, eu vos amo de todo o coração, e basta que sejais jovens para que eu vos ame muitíssimo.  (São João Bosco)

Esperamos que todos os jovens que participaram do grupo de jovens neste dia possam ter aprendido e se apaixonado um pouco mais por Dom Bosco e sua obra.

Deus Abençoe!

Sobre ewerton.ventura

Veja também

jovens

No Ano da Vida Consagrada o chamado que Jesus faz aos jovens

O Papa João Paulo II tinha um carinho especial pelos jovens. Sempre recordava que a …

Um comentário

  1. Jéssica Camila Silva

    Muito fera! que nossa juventude seja cada vez mais inspirada por Dom Bosco e assim possamos alcancar o ceu. Dom Bosco, rogai por nos! “Deus nos colocou nesse mundo para os outros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *