Principal » Jovens » Você conhece o Catecismo Jovem? E o Youcat?

Você conhece o Catecismo Jovem? E o Youcat?

Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, os fiéis puderam ter contato direto com o caráter humilde e missionário do Papa Francisco, que deixou claro ser um ‘homem do povo’. O comportamento do Papa despertou o interesse nos jovens para a vida missionária e de ajuda ao próximo.

Hoje, na “jornada diária”, os peregrinos levam consigo o natural desejo de lançar-se na missão em sua paróquia, Diocese, Movimento, etc. Mas o missionário, embora precise colocar os pés na estrada, precisa também sempre ter os ouvidos atentos ao que Cristo quer lhe ensinar. Um bom missionário é fruto de um bom discipulado. Ser discípulo é também ecoar a mensagem do Mestre.

Um dos legados da JMJ Rio 2013 é o Projeto “Catequese Jovem”, que nasceu a partir de toda a distribuição de mais de 1,5 milhão de exemplares do YOUCAT por meio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) às dioceses brasileiras em preparação para a JMJ.

O YOUCAT é o Catecismo Jovem, que nasce no seio da Nova Evangelização “como uma novidade, um dom, um precioso contributo com a finalidade de tornar a fé dos jovens mais firme, mais fiel aos ensinamentos da Igreja e mais decidida ao partilhar com os outros as razões da própria esperança” – define o Cardeal Stanislaw Ryłko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).

O Projeto Catequese Jovem tem duas inspirações: as catequeses realizadas durante a JMJ com os Bispos Catequistas e o próprio YOUCAT.

Como legado da JMJ Rio 2013, a proposta é que a partir destes dois grandes instrumentos, os jovens em suas dioceses sejam animados uma vez ao mês a terem um momento de Catequese com um bispo, na medida em que lhe for possível.

O projeto “Catequese Jovem” pode ser também um momento de profunda comunhão eclesial nas Dioceses que o acolherem, pois os jovens de diferentes expressões, movimentos, grupos, pastorais e agremiações se reunirão em uma manhã ou tarde para ouvir o seu bispo, assim como foi na JMJ: animação, catequese, perguntas, testemunhos e Santa Missa.

Quem tiver interesse em conhecer e aplicar o projeto, pode contatar o Projeto Catecismo Jovem (www.catecismojovem.com.br) por meio do site para receber orientações mais práticas.

Fonte: Rádio Vaticano

Sobre ewerton.ventura

Veja também

jovens

No Ano da Vida Consagrada o chamado que Jesus faz aos jovens

O Papa João Paulo II tinha um carinho especial pelos jovens. Sempre recordava que a …

Um comentário

  1. Muito legal este projeto! Vamos incentivar sua implantação no máximo de dioceses possíveis!

    Deus Abençoe!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *