Principal » Notícias » Comunidade Magnificat – 29 anos

Comunidade Magnificat – 29 anos

Nossa Origem: Em 1975 chegava a São José dos Campos a experiência de oração da Renovação Carismática Católica. Tivemos a graça de receber uma nova efusão do Espírito Santo e darmos início a um grupo de oração que se reunia regularmente uma vez por semana.

Percebemos que este derramamento do Espírito Santo gera vida nova, coloca em ação a graça dos Sacramentos de iniciação, Batismo e Crisma, tornando a vida cristã ativa e produtiva.

A partir da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, sensibilizamo-nos pela necessidade de evangelizar, levar a Boa Nova a todos. Iniciamos um período de intensa oração diante do Sacrário. Semanalmente o núcleo do Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora se reunia em oração e pedia ao Senhor o “Dom de Comunidade”, para a missão de evangelizar. E um questionamento persistia: “Evangelizar a quem?”

Aos poucos foi nascendo em nossos corações o sentido de pertença ao grupo, a necessidade de viver a fraternidade em comunidade, para a missão de evangelizar.

Neste tempo de oração, a Palavra de Deus, lida e meditada pelo grupo, sustentava a fé e o entusiasmo para seguir a vontade de Deus. Foi assim que, repetidas vezes, o livro do Profeta Ageu moveu o grupo a entender a missão que Deus lhes destinava: Evangelizar aqueles que estão em maior necessidade. Apresentar ao irmão que sofre a compaixão de Jesus Cristo.

faça parte

Com esta certeza no coração o grupo iniciou uma pesquisa nos bairros mais distantes, procurando perceber onde estariam os “mais necessitados”. A região do Putim, na época, parecia muito necessitada da evangelização e de recursos materiais. Havia a possibilidade de ganharmos um pedaço das terras; teríamos de adquirir outras áreas conjuntas. Conversamos com o Pároco, Padre Bertino Shappo, e com o nosso Bispo, D. Eusébio Oscar Scheid, buscando o discernimento, a autorização e o envio para essa missão. Surgiram muitas dificuldades para conseguirmos a área necessária. Então consagramos o projeto a Nossa Senhora. Num ato de profunda fé e confiança, jogamos, nos terrenos a serem adquiridos, medalhas milagrosas de Nossa Senhora das Graças e ficamos em oração.

Em oração de discernimento, para escolha do nome a ser dado à Comunidade, foi clara a inspiração: seria dedicada a Nossa Senhora com o nome de “Magnificat”.

As dificuldades foram superadas, algumas até de forma extraordinária e atribuídas à intercessão de Nossa Senhora. Nosso Bispo marcou o dia para a fundação da Obra Magnificat em 12 de Setembro de 1984.

Preparamos tudo, mas um compromisso maior na agenda de D. Eusébio o fez mudar a data. E qual não foi a nossa surpresa quando ele disse que a data seria o dia 24 de Setembro, pois nos lembramos da passagem do livro de Ageu 2, 18-19:

“Prestai toda a atenção no que vai acontecer a partir deste dia, a partir do vigésimo quarto dia do nono mês, dia em que foram lançadas as pedras de fundamento da Casa do Senhor. Prestai toda atenção! Vede se o grão falta ainda nos celeiros, se a vinha, a figueira, a romanzeira e a oliveira continuam improdutivas… Porque a partir deste dia derramarei a minha bênção”. 

Então, com a aprovação do Sr. Bispo Diocesano D. Eusébio Oscar Scheid, iniciou-se a Obra Social e Assistencial “Magnificat”, no dia 24 de setembro de 1984, como reposta às múltiplas necessidades apostólicas, especialmente a evangelização, e a ação social em favor dos mais carentes. A aprovação dada pelo Senhor Bispo foi justamente a permissão para o trabalho apostólico e a evangelização dos mais necessitados.

Após a Santa Missa e bênção da pedra fundamental, celebrada pelo nosso Bispo D. Eusébio, demos início aos trabalhos de atendimento às famílias necessitadas, aos trabalhos de construções para a acolhida das pessoas e à formação da Comunidade na oração, na vida fraterna e na missão.

Éramos um grupo pequeno de 15 pessoas; hoje a Comunidade cresceu em tamanho e número de consagrados. Muito da visão que tínhamos já foi concretizado, confirmando que a Obra é de Deus!

Com o passar do tempo, o grupo foi amadurecendo e percebendo melhor o chamado de Deus e a Missão a que fomos chamados.

O desejo dos membros dessa Comunidade é corresponder ao chamado de Deus consagrando a vida a esta missão: evangelizar o que sofre.

Fonte: Estatuto Magnificat

 

Hoje teremos missa 19H30 celebrada por nosso administrador Diocesano Pe Djalma em ação de graças pelos 29 anos de missão. Venha estar conosco!

Sobre ewerton.ventura

Veja também

Laudato si

Lançada encíclica do Papa Francisco: Laudato si, sobre o cuidado da casa comum

CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM   …

Deixe uma resposta