Principal » Palavra da Fundadora » Férias: Anúncio da Palavra de Deus através do lazer

Férias: Anúncio da Palavra de Deus através do lazer

dom bosco e madre mazzarello

Estamos nos mês de julho, mês das férias, tempo disponível também para o lazer. Vem a lembrança do nosso baluarte São João Bosco, o pai e mestre da juventude. Tenho grande amor, profundo respeito por este fundador de minha congregação e pela sua cofundadora Santa Maria Domenica Mazzarello.

Tanto a vocação de Dom Bosco como a de Maria Mazzarello, nasceu em um ambiente religioso marcado pela devoção à Nossa Senhora.

Dom Bosco encontrou um lema quando era seminarista: “Dai-me almas e ficai com o resto”, que quer dizer, deixa-me levar a palavra de Deus ao povo e deixo o resto, entrega de si mesmo, sem ficar envolvido com coisas secundárias. Depois de sua ordenação sacerdotal começou a descobrir nas ruas, nas praças, no mercado, meninos e jovens explorados, tristes, famintos, abandonados. Vem à sua memória o sonho dos 9 anos –era o envio do Senhor e de Nossa Senhora – sair a campos e encontrar meninos e jovens para levar à eles uma experiência de amor, com a Palavra de Deus através do lazer, com a amizade, valorização e respeito mútuo.

Dom Bosco quis que este trabalho continuasse até mesmo depois de sua morte. Então fundou a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco.

A Cofundadora Maria Mazzarello, uma jovem cheia do amor de Deus e devota de Nossa Senhora, um dia ouviu Nossa Senhora a lhe dizer: “Cuide delas” (meninas e jovens). Maria Mazzarello atendendo este pedido começou reunindo as jovens e as meninas para lhes oferecer a Palavra de Deus e formá-las na profissão de costureiras, dedicando-se a elas com muito amor. Vendo isto Dom Bosco com a ajuda de Maria Mazzarello, fundou a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas de Dom Bosco.

Hoje, nossa Comunidade Magnificat é chamada também a continuar este projeto missionário: Cuidar dos meninos e jovens, das meninas e das jovens com o propósito de despojar-nos de tudo o que nos afasta desta dedicação generosa, para ajuda-los a descobrir a presença amorosa de Deus através do anúncio da Palavra de Deus, do lazer com amizade e respeito mútuo, tornando-os também discípulos missionários de Dom Bosco.

Por: Irmã Alice de Souza Sant’Anna

Sobre ewerton.ventura

Veja também

Site_Feliz_Pascoa

O Senhor ressuscitou, Aleluia!

Irmãos e irmãs, Estamos vivendo o tempo pascal, para o qual nos preparamos espiritualmente no …

Deixe uma resposta