Principal » Formação » Devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus – Reparemos as ofensas sofridas por Nosso Senhor
Faça sua Inscrição para o Retiro de Carnaval

Devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus – Reparemos as ofensas sofridas por Nosso Senhor

O mês de junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Para nós, cristãos católicos, é um tempo para aprofundarmos a nossa busca por esse mistério tão lindo que é a Grande Promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus.

Por diversas vezes Santa Margarida Maria Alacoque foi agraciada com as aparições de Jesus. Eram momentos em que essa santa mulher tinha longas conversas com Jesus, porém foram três as “grandes aparições”; foram assim descritas pois nesses encontros sobrenaturais foi que Jesus revelou ao mundo as doze promessas do seu Sacratíssimo Coração. São todas promessas de graças, bençãos e auxilio divino. Porem todas as doze promessas se resumem em uma só, naquela que foi chamada de “A Grande Promessa”. Nesse texto que transcrevo abaixo, Santa Margarida nos mostra a promessa feita pelo próprio Cristo:

“Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que este amor todo poderoso concederá a todos aqueles que comungarem, em nove primeiras sextas feiras do mês consecutivas, a graça da penitência final, que não morrerão na minha desgraça, nem sem receberem seus sacramentos e que o meu Divino Coração será o seu asilo seguro no ultimo momento”.

Somente por essa motivação deveríamos viver avidamente essa devoção, no entanto precisamos compreender que não nos é lícito encarar esse piedoso presente de Deus como um mero contrato que fazemos com o Senhor, nove sextas feiras em troca da minha salvação. Somos convidados a compreender o sentido profundo dessa sublime devoção que é realizar um ato reparatório ao Sagrado Coração de Jesus por todas as ingratidões e sacrilégios dirigidos a este Coração tão repleto de amor por cada um de nós.

Portanto ao nos aproximarmos da Santíssima Eucaristia nas primeiras sextas feiras precisamos fazê-lo com um espírito penitente trazendo para junto de Jesus um apelo pelas almas que se encontram em pecado mortal e distantes do fogo de amor que repita no Sacratíssimo Coração de Jesus.

Agindo dessa forma podemos consolar o coração que tanto nos ama mas não é Jesus revelou a Santa Margarida o ardente desejo que tem de ser amado pelos homens, fazendo esse ato de reparação por tantas ofensas e sacrilégios rendemos ao Senhor o respeito, o valor e amor que lhe é devido.

Olhando a realidade em que vivemos no mundo de hoje podemos perceber quanto essa devoção, que remonta do século 17, se mostra tão atual e necessária. Quantas são as ofensas e afrontas que o Sagrado Coração tem recebido nos dias de hoje? Quanto desprezo, quanta falta de respeito, quanta indiferença a tão grande amor?

Façamos a nossa parte. É tempo de trazermos para próximo do Senhor todas as almas que a Providencia Divina permitir. Esse é o meio mais eficaz de responder a todo amor que Jesus tem a cada dia revelado a nós.

Vivamos então com todo zelo e amor essa belíssima devoção em reparação e desagravo a todas as ofensas realizadas contra o Sagrado Coração de Jesus. Ele é fiel e vai cumprir todas as promessas em nossa vida.

Por: Paulo Wagner (Membro Com. Magnificat)

Sobre Cinara Cunha

Veja também

cirio_pascal

A Páscoa e suas simbologias.

A Páscoa e suas simbologias. Estamos vivendo o tempo da páscoa, tempo de alegria, tempo …