Principal » Vocação Magnificat » O que são baluartes em novas comunidades?

O que são baluartes em novas comunidades?

O que são baluartes em novas comunidades

Baluartes – Existe um termo de origem da língua francesa que define baluarte como algo que serve de defesa, que sustenta alguma coisa, lugar seguro; sustentáculo. Também pelos seus sinônimos conseguimos explanar bem o significado: amparo, abrigo, ajuda, apoio, assistência, auxílio, coluna, defesa, favor, entre outros, o que nos dá uma clareza em relação ao sentido e significado da palavra baluarte. Agora para as novas comunidades o que e quem são baluartes?

Podemos dizer que são presentes do amor de Deus para a vocação específica de cada nova comunidade, espelho, apoio, coluna, reflexo daquilo que ela é chamada a ser, ou seja, são homens ou mulheres santas que traz consigo parte abundante do carisma, da característica essencial que a comunidade presenteada é chamada a ser e a ter, são sinais que apontam a vida e a missão da comunidade levando à sua própria identidade, são também verdadeiros mestres espirituais que nos conduzem a uma intimidade com o Senhor  e deles desfrutamos assim de toda a mística que eles desenvolveram em seu relacionamento com Deus.Arte_Jornal_Baluartes

Os Baluartes na Comunidade Magnificat são sinais do amor de Deus por nós, que nos têm acompanhado desde a fundação da nossa Comunidade, São João Bosco, Beata Madre Teresa de Calcutá e São João Paulo II. Estes são baluartes, ou seja, colunas, sustentáculos da vocação Magnificat. Assim, falar deles, é para nós falar da nossa vocação, daquilo a que o Senhor nos chama. Sem, no entanto, confundirmo-nos com a vocação Salesiana de Dom Bosco, ou da congregação de Madre Teresa, pois temos um carisma particular na Igreja, uma vocação com características próprias que, por desígnio de Deus, bebe da vida e dos ensinamentos desses santos.

Fonte: Comunidade Magnificat

Sobre ewerton.ventura

Veja também

imagem

ConheSER Vocacionado Magnificat

  O encontro do ConheSER é um encontro aberto, para pessoas que queiram conhecer melhor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *