Principal » Artigos » Ano da Vida Consagrada

Ano da Vida Consagrada

Neste ano de 2014, a Alegria do Evangelho, a Exortação Apostólica de Francisco, foi o fio condutor através do qual aprofundamos aspectos sociais e eclesiais que o Papa considera indispensáveis para uma nova etapa evangelizadora.

O caminho que o Pontífice nos indicou foi o da alegria, que brota do encontro pessoal com Jesus Cristo e que deve ser constantemente renovada e comunicada.

Ano da Vida Consagrada

A alegria marcará também o Ano da Vida Consagrada, ao qual dedicaremos este mesmo espaço a partir de 2015. Para o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, a finalidade deste Ano convocado por Francisco é dar a todos os consagrados a alegria de uma paixão por aquilo que fazem e por aquilo que são.

“Na vida da Igreja temos esta marca da presença dos carismas. Toda a história da Igreja, desde os primeiros séculos, teve homens e mulheres que seguiram uma estrada particular de luz, orientados por um carisma dentro da Igreja. O Papa quis que este Ano significasse justamente uma retomada de toda a vida consagrada na Igreja.”

Desafios

O Cardeal brasileiro prossegue: “Vivemos num tempo de passagem, estamos com vários problemas, mas nós queremos olhar para a Vida Consagrada no passado tendo uma memória agradecida por todo esse período, sobretudo do Concílio até aqui, mas também por toda a história da Igreja pela presença dos consagrados. Não tanto parar nas coisas negativas ou dificuldades ou tropeços que tivemos, mas ficar com o lado positivo, com a construção desses homens e mulheres de fronteira, que enfrentaram situações de missionariedade muito bonitas, para estar perto do homem e da mulher do seu tempo.”

ano da vida consagrada

Fonte: Rádio Vaticano

Sobre ewerton.ventura

Veja também

Apresentação de Nossa Senhora

A festa da apresentação da Santíssima Virgem que hoje celebramos, não encontra fundamentação bíblica, não …

Deixe uma resposta