Principal » Artigos » Corpus Christi

Corpus Christi

Hoje celebramos a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo de Cristo. Você sabe como esta tradição iniciou?

A inspiração desta festa veio por meio de uma revelação feita a Santa Juliana de Cornillon (vale a pena olhar a história dela, pois Deus já estava a preparando para isso), onde o próprio Jesus pediu que fosse introduzido esta belíssima festa no calendário litúrgico. Porém, a festa que celebramos atualmente foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV.

O milagre de Bolsena, que ocorreu em 1264, também foi um sinal do Pai que fortaleceu a propagação da festa. Um padre que duvidava que a Eucaristia era de fato o Corpo de Cristo, durante a consagração em uma celebração, viu escorrer sangue da Hóstia. Hoje sabemos que já ocorreram muitos milagres eucarísticos, que Deus possibilitou para reafirmar ao nosso coração incrédulo, que Ele se faz presente na hóstia, para habitar em nós.

Sabemos que neste dia, normalmente os fiéis enfeitam as ruas para a passagem de Jesus Eucarístico. Esta atitude é de puro amor e carinho com nosso Salvador, um sinal de que Ele pode passar por nossas ruas e que oferecemos o melhor que podemos a ele.

Esta festa é um preceito para nós, por isso, todos os católicos devem ir à missa. Como já foi falado, é uma festa onde reafirmamos a importância da Eucaristia, que É o próprio Corpo de Cristo e é também a festa que tornamos pública a nossa veneração a Jesus Sacramentado que caminha pelas ruas de nossos bairros.

Neste ano, mais uma vez iremos vivenciar esta solenidade de uma forma diferente, diante da pandemia muitas mudanças foram precisas. Mas o amor, o carinho, a gratidão e a adoração ao Corpo de Cristo não devem ser mudados. Precisamos enfeitar o nosso coração de alegria por ter em nossa igreja Jesus Sacramentado, tão grande, tão forte, que se faz pequeno, em um pedaço de pão, para vir até nós. De fato, foi uma promessa, uma perfeita promessa, de que Ele sempre estaria conosco.

Graças e Louvores sejam dados a todo momento, ao Santíssimo Diviníssimo Sacramento.

  • Ellen Ramos (Comunidade Magnificat)

Fontes Bibliográficas:

Conheça a história da Festa de Corpus Christi

Entenda o significado do tapete de Corpus Christi

Sobre marcioferreira

Veja também

Câmara concede medalha Mérito Social à presidente da Obra Magnificat /2017

A Câmara concedeu medalha de Mérito Social à Irmã Alice de Souza Sant’Anna, presidente e …