Principal » Homilia do Papa » Deus prepara-nos para desenvolver a nossa missão

Deus prepara-nos para desenvolver a nossa missão

1_0_806756Deus prepara-nos a desenvolver a nossa missão – esta a principal mensagem do Papa Francisco na manhã desta sexta-feira na Missa em Santa Marta. Partindo da leitura do Livro dos Reis e da história do profeta Elias, um modelo da experiência de cada pessoa de fé – recorda o Santo Padre – Elias no Monte Horeb recebe o convite de sair da caverna e a apresentar-se perante Deus. Quando o Senhor passa, um forte vento, um terramoto e um fogo materializam-se, mas Deus não se manifesta dessa forma mas sim num simples sopro de brisa:
“O Senhor não estava no vento, no terramoto, no fogo, mas naquele sussurro de uma leve brisa ou, como diz o original, uma expressão belíssima: ‘O Senhor estava num fio de silêncio sonoro’. Parece uma contradição: estava naquele fio de silêncio sonoro. Elias sabe discernir onde está o Senhor, e o Senhor prepara-o com o dom do discernimento. E depois dá a missão.”
A missão que Deus confia a Elias é aquela de ungir o novo rei de Israel e o novo profeta chamado a substituir o próprio Elias. O Santo Padre chama a atenção para a delicadeza, para o sentido de paternidade com que este dever é confiado a um homem que, capaz de força e zelo, parece agora só e derrotado. O Senhor prepara a alma, prepara o coração e prepara na provação, na obediência e na perseverança – sublinhou o Papa Francisco:
“O Senhor, quando nos quer dar uma missão, um trabalho, prepara-nos. Prepara-nos para o fazer bem, como preparou Elias. E o mais importante disto não é que ele tenha encontrado o Senhor: não, não, isto está bem. O importante é todo o percurso para chegar à missão que o Senhor confia. E está é a diferença entre a missão apostólica que o Senhor nos dá e um dever: ‘Ah tu tens que fazer este dever… um dever humano, honesto, bom… Quando o Senhor dá uma missão, sempre nos faz entrar num processo, um processo de purificação, um processo de discernimento, um processo de obediência, um processo de oração.” 

Fonte: Radio Vaticano 13/06/2014

Sobre ewerton.ventura

Veja também

Mensagem do Papa Francisco para Quaresma 2015

“Fortalecei os vossos corações” (Tg5,8) Amados irmãos e irmãs! Tempo de renovação para a Igreja, …

Deixe uma resposta