Principal » Artigos » Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

 

             Vamos adentrar no mistério do Sagrado Coração de Jesus, para isso, iniciamos com o  auxílio no Catecismo da nossa igreja, onde nos apresenta que Jesus conheceu-nos e amou-nos a todo com um coração humano. E seu Coração foi transpassado para a nossa salvação. É símbolo do amor infinito, do qual amou o Pai, que ama cada um de nós. Portanto, quando falamos do coração de Jesus, o nosso olhar deve voltar-se para o alto da Cruz com a devoção merecida. Para isso, o Dia do Sagrado Coração de Jesus passou a ser comemorada em uma data flexível, na segunda sexta-feira, após o Corpo de Cristo. No qual esta solenidade consiste em um louvor com amor íntimo de Jesus pelos homens e pelo Pai eterno, na adoração ao coração que mais ama, lembrando que Ele também foi homem. Para nós, foi deste Coração de Jesus que se abriram as portas do céu e que nasceu a nossa Igreja. Esta devoção foi solicitada pelo próprio Jesus, por intermédio de aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII. Ela foi conhecida por sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus .Nascida em Vérosvres (Saône-et-Loire), na França, no dia 22 de julho de 1647, Margarida Maria foi uma religiosa simples e humilde ,desde sua infância foi presenteada por extraordinárias aparições, como de Jesus, da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e do seu Anjo da guarda. Durante uma das inúmeras revelações divinas que esta Santa teve ao longo de sua vida, o Sagrado Coração de Jesus fez algumas promessas aos que lhe fossem devotos. Em que nos apresentou as doze promessas do Sagrado Coração de Jesus:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Para se obter essas graças prometidas pelo Sagrado Coração de Jesus os devotos devem: comungar durante nove primeiras sextas-feiras consecutivas; ter a intenção de honrar o Sagrado Coração de Jesus e alcançar a perseverança final; e oferecer cada Comunhão como um ato de expiação pelas ofensas cometidas contra o Santíssimo Sacramento. Temos também riquíssima a oração:

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Coração de Jesus,
eu confio em vós,
mas aumentai a minha confiança.
Vós dissestes: “Pedi e recebereis”.
Confiando nas vossas promessas,
venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado
na nossa felicidade
que nós mesmos.
Por isso ponho em vosso Coração
os meus pedidos,
as minhas preocupações,
os meus sofrimentos
e as minhas esperanças.
Coração de Jesus,
eu confio em Vós,
mas aumentai a minha confiança.
Jesus, manso e humilde de coração,
fazei meu coração semelhante ao vosso. Amém!

Evelise  Aparecida- Formadora Geral

Sobre marcioferreira

Veja também

Corpus Christi

Hoje celebramos a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo de Cristo. Você sabe …