DestaqueLiturgia Diária

Reflexão do Evangelho – Mc 4,26-34

O evangelho de hoje é praticamente a conclusão de vários ensinamentos de Jesus através de parábolas, a ação gratuita de Deus e a adesão humilde do homem. Jesus só poderia ensinar sobre o Reino através de parábolas da maneira da qual os discípulos podiam compreender.

O Reino dos céus se planta aqui, mas os seus frutos ultrapassam as fronteiras da nossa breve passagem por está terra, pois é de Deus, é para o céu! Portanto, afirmar a liberdade absoluta de Deus no seu agir não significa a ausência da necessidade da nossa colaboração humana para que o Reino aconteça.

Pois o Reino de Deus não significa, viver em hierarquia mas em uma soberania divina sobre tudo aquilo que Ele criou, por isso exige de nós compreensão e paciência.
O Reinado de Deus assume coerentemente a dinâmica da criação, a verdade e a beleza da espera. Quando Jesus comparou o Reinado de Deus no seu processo de crescimento com o exemplo da semente, Ele não diminuiu em nada a sua grandeza, pois na essência da semente já está contida todo o ser árvore ou flor, suas ações e seus ensinamentos e sua humildade de servo, continham já as grandezas do mistério de Deus, o seu desígnio de salvação.

Enfim quando reconhecemos e acreditamos que o Reino de Deus, e suas sementes em nós lançadas nos farão sempre livres, e estaremos sempre crescendo em graça, esperança e paciência.

  • Karla Matoso (Comunidade Magnificat)