DestaqueLiturgia Diária

Reflexão do Evangelho (Mc. 4, 35-41)

No evangelho deste domingo Jesus ensina a nós termos fé. Jesus e seus discípulos estavam na barca quando surgiu uma grande tempestade: “Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água” (Mc 4, 37) Não era uma chuva leve, uma “garoa” como nós costumamos dizer, o evangelho nós diz que as ondas se lançavam dentro da barca, os discípulos até mesmo acreditavam que iriam perecer: “[…]Mestre, não te importa que pereçamos?” (Mc 4,38) e ficaram com medo.

Assim acontece muitas vezes na nossa vida, todos nós um dia passamos ou iremos passar por grandes “tempestades” algumas serão breves, outras mais longas, mas em todas Jesus sempre estará conosco, como Ele estava naquele momento com os seus discípulos: “Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro…” (Mc 4, 38) No evangelho diz que Jesus estava dormindo, e essa é a sensação que muitos de nós temos, principalmente quando a tempestade é forte e longa, mas Deus permite estes momentos para fortalecer a nossa fé, se nós vivêssemos somente dias tranquilos, calmos seria muito fácil amar a Deus e ser fiel a Ele.

O silêncio de Jesus não significa que Ele nos abandonou, pelo contrário, Ele está agindo, nos moldando e nos fortalecendo. É só pararmos para reparar quanto mais forte nós nos tornamos depois de passar por um momento de tribulação.

Jesus nunca nos abandona, se permanecermos fiéis, se pedirmos com fé, sem vacilar, o Senhor atende a nossa oração, Ele tem um tempo certo para agir, e no tempo certo Ele irá dizer: “ Silêncio! Cala-te! “E a tempestade irá acalmar e surgirá uma grande bonança, não tenhamos medo, pois, não importa se é grande o movimento das águas, se temos a sensação que iremos perecer, para Deus não há tempestade alguma que não possa cessar.

  • Joice Dias (Comunidade Magnificat)